Simbologia do Tsuru (Grou)

A figura do Tsuru em Origami é uma das mais populares. A sua forma básica serve de base para outra figuras de papel, desde animais até plantas. Antigamente costumava-se pendurar estas aves de papel no teto, para distrair as crianças, especialmente os bebês. Eram oferecidas também em templos e altares juntamente com as orações, para se pedir proteção. Acredita-se que originalmente elas tinham apenas a função decorativa e só mais tarde foram associadas às orações.

 

Atualmente, nas festas de Ano Novo, casamento, nascimento e em comemorações festivas em geral, a figura do grou está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes, simbolizando saúde e fortuna. Costuma-se dizer que esta ave, assim como a tartaruga, é simbolo de longevidade.

Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil origamis de grou para que ela se restabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.

Nos monumentos à Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil grous vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas e associações, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: Paz.

Para a confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Voltar

Breve Histórico do Origami no Brasil

 
   
Origami Passo a Passo